O governador conservador da Flórida, Ron DeSantis, elogiou o discurso do ex-presidente Donald Trump na ONU e defendeu que o Congresso americano desfinancie a organização. Para DeSantis, a fala de Trump representou um “recado necessário” ao sistema internacional e expôs o fracasso das políticas globalistas.
“Foi um dos melhores discursos que ele já fez sobre assuntos internacionais”, disse DeSantis. “Aposto que algumas pessoas na plateia não gostaram, mas era a mensagem certa e elas precisavam ouvi-la.”
Segundo o governador, “o Congresso deveria fazer isso. A ONU é um órgão totalmente corrupto e ineficiente”. Ele ainda destacou que é “revigorante” ver Trump se apresentar “a um órgão geralmente hostil e dizer a verdade”.
DeSantis também reforçou que Trump “explicou por que eles estavam errados, por que seu globalismo de fronteiras abertas fracassou e como sua obsessão por energia verde também fracassou”.
O posicionamento de DeSantis reflete a crescente insatisfação, entre lideranças conservadoras dos EUA, com o papel e o custo da ONU, além de marcar alinhamento explícito com a agenda antiglobalista defendida por Trump.