O grande destaque na pré-campanha do PL em Alagoas é a pré-candidatura da primeira-dama de Maceió, Marina Candia, que deve representar o grupo político do prefeito JHC na disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados, segundo o blog do jornalista Edvaldo Junior. Com mais de 400 mil seguidores nas redes sociais, Marina é vista como candidata de grande carisma e alcance popular.
Presente em ações sociais e comunitárias, ela é considerada por aliados como “encantadora”, capaz de se aproximar do eleitor de forma leve e positiva. Em 2022, o prefeito apoiou o irmão, Dr. João Antônio, que obteve mais de 90 mil votos, sem conseguir eleger-se por conta do quociente eleitoral. Agora, a expectativa é que Marina consiga desempenho superior, reforçada por nomes de peso da direita e centro-direita.
A “chapa do encanto” ainda deve incluir pelo menos três vereadores de Maceió, entre eles o presidente da Câmara, Chico Filho, e poderá contar com a filiação de deputados federais como Alfredo Gaspar, Marx Beltrão ou Fábio Costa, o que poderia garantir uma segunda ou terceira vaga. Outro nome em potencial é Gunar Nunes, coordenador da Assembleia de Deus em Maceió, que pode atrair votos do segmento evangélico.
A composição definitiva da chapa só será definida em abril do próximo ano, após o término do prazo de filiações partidárias, mas a estratégia já sinaliza uma base consolidada para o PL disputar proporcionalmente e aumentar sua representação em Brasília.