O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (2) que o líder venezuelano Nicolás Maduro “está com os dias contados” para deixar o governo da Venezuela. A declaração foi feita em entrevista à CBS News, em meio à escalada de tensões entre os dois países.
Segundo Trump, Maduro teria tratado mal os EUA e enviado “pessoas das prisões” ao país. “Eles esvaziaram suas prisões em nosso país”, afirmou. Questionado sobre a possibilidade de remoção de Maduro, Trump disse: “Eu diria que sim. Acho que sim.”
As declarações ocorrem após o Departamento de Guerra dos EUA confirmar o envio do porta-aviões Gerald R. Ford, o maior em operação, para o Caribe, próximo à costa venezuelana. Desde agosto, os Estados Unidos realizam ofensivas navais com caças F-35, alegando combate ao narcotráfico.
Até o momento, 50 pessoas morreram nos ataques, classificadas pelo governo norte-americano como “narcoterroristas”, embora nenhuma prova tenha sido apresentada publicamente. O episódio intensifica a tensão diplomática e militar na região.